MÚSICA E DESIGN

Quando temos amor por algo, fazemos de tudo para despertar e aumenta esse sentimento, alimentando ainda mais nossos gostos e interesses. E um desses meus amores é a música, essa arte de expressão sonora faz com que eu mergulhe em um universo de sentimentos que me faz refletir sobre vários momentos da minha existência.

Mas não vamos nos aprofundar nessa psicologia musical, até porque aqui é um site de design não é mesmo? Hahaha

Em muitos trabalhos, sempre gostei de relacionar a música com o design, e no mundo do entretenimento essa relação vem se fortalecendo cada vez mais. O design para música é um segmento da área de design que lida com projetos da indústria fonográfica, como qualquer outra área de design, seu objetivo é comunicar visualmente uma mensagem, influenciar positivamente no aumento de vendas e transmitir conforto visual as pessoas que adquirem o produto.

Essa relação é tão interessante e prazerosa que na hora de pôr a mão na massa, no meu caso no Photoshop, Hahaha sinto-me em um âmbito no qual tenho o dever profissional de transformar essa mensagem musical numa mensagem visual.

O design para música faz o apreciador de um álbum, sentir-se tocado na alma antes de adquirir o CD e influenciando a compra-lo, porque de alguma maneira já traz (implícita ou explicitamente) a mensagem e o estilo musical do artista. O design na música não se limita apenas a capa de um CD, envolve toda comunicação em torno da música, do estilo e do artista.

No desenvolvimento tecnológico na área do design para música, não é mais comum ver apenas um simples design editorial ou fotográfico, essa relação vai muito além de tudo isso, seja impresso ou digital, esses projetos visuais, estão fazendo você se surpreender com os resultados.

Com a era digital, os clássicos álbuns físicos vêm sendo esquecidos, as pessoas não querem, mas gastar dinheiro comprando CDs, as facilidades de aplicativos de streamings e da pirataria virtual, fez com que o mercado fonográfico viesse mudando com o passar dos anos. Por isso muitas gravadoras junto aos designers vêm desenvolvendo projetos artísticos com um impacto visual e funcional de tirar o fôlego, fazendo que os fiéis colecionadores e compradores adquiram esses projetos físicos.

Uma importante plataforma de vendas de músicas, o iTunes, é conhecidíssimo em distribuir um livreto (digital booklet) equivalente ao encarte de um CD, que muitas vezes acompanham compras de música digital, e vem em Portable Document Format (.PDF). Essa alternativa de relacionar o design com a música na era digital vem dando muito certo para diversos artistas. Pois o comprador fica satisfeito em adquirir não só a trilha sonora que obviamente é o mais importante, mas também em ter oportunidade de obter uma peça muitas vezes única e exclusiva que compõem um CD.

Enfim, quero apresentar alguns projetos de Digital Booklet, feitos exclusivamente para uso pessoal (sou um super fã de música <3 e claro colecionador também…).

PARA VISUALIZAR OS DIGITAIS BOOKLET CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA.
Veja mais projetos acessando issuu.com/kelvyndefoe.